Phishing: Um dos golpes mais comuns da internet, fique atento
O Phishing é um termo derivado do verbo to fish (pescar em inglês), pois o cibercriminoso tenta justamente isso: pescar dados pessoais da vítima. Essa prática é uma das modalidades de golpe mais usadas no Brasil. Estima-se que cerca de 150 milhões de pessoas caíram só em 2021. Esses golpes enganam as vítimas com sites e aplicativos falsos, que te induzem a clicar em links maliciosos. Os golpes são direcionados principalmente para empresas que tem seus dados roubados e comercializados na dark web.
Um ataque de phishing, tem três componentes:
- O ataque é realizado através de comunicações eletrônicas, como e-mail ou por telefone.
- O golpista finge ser um indivíduo ou organização de confiança.
- O objetivo é obter informações confidenciais privadas, como credenciais de login ou número de cartões de crédito.
Cuidado com...
SMS
aplicativos de mensagens
falsas atualizações
falsas páginas
Basta que o usuário clique em um link malicioso ou digite informações em um formulário falso para os malfeitores tomarem posse das informações pessoais. O principal objetivo do phishing é tornar o aparelho vulnerável à ataques. Para evitar que você caia nesse golpe, assista o vídeo.
Golpe da falsa vaga de emprego
Outra modalidade bem comum é o golpe da falsa vaga de emprego que, de acordo com a PSafe, já prejudicou 346 mil brasileiros. Geralmente, o link clicado leva a um site falso contendo um formulário igualmente falso que, ao ser preenchido, rouba os dados da suposta vítima. O golpe foca no roubo do cpf, endereço, telefone e informações bancárias da vítima.
Para identificar um site falso, verifique o url (texto escrito na barra de pesquisa), verifique também erros gramaticais e mensagens confusas na descrição.
Comentários
Postar um comentário